A maioria da população acredita que o periodontista apenas trata das doenças relacionadas aos tecidos que circundam os dentes (sangramentos, mobilidades...). No entanto é bem mais do que isso, a periodontia também trata da restauração da gengiva (enxertos) e estética gengival (nivelamento de gengiva e remoção quando estiver em excesso).
Alguns pacientes possuem sensibilidade dental que são tratadas com laser, cremes dentais, flúor, metacrilato e até mesmo restaurações, porém muitas vezes são métodos paliativos.
O enxerto gengival em dentes cujas gengivas sofreram recessões permite recobrir tais raízes expostas, dependendo do grau da recessão e da idade do paciente, tornando-se assim um método mais definitivo. Em razão do espessamento da gengiva o paciente pode usar corretamente o fio e a escova dental, prevenindo recidivas. Isso também se confirma para os casos de implantes, em que quase 90% dos casos necessitam de enxertos para evitar dores e dificuldades durante a higienização. Evitando assim, a exposição de roscas que comprometem o sucesso do mesmo a médio e longo prazo.